sexta-feira, 22 de maio de 2015

Asplênio como plantar

ASPLÊNIO

Nome científico:Asplenium nidus.
Família: Aspleniaceae.
Nomes populares:asplênio, ninho-de-passarinho, asplênio-ninho-de-neve.

Origem: Ásia.

Características: família das samambaias, de 20 m a 1 metro de altura, folhas grandes, inteiras, coriáceas, verde brilhante, com nervura central escura. Coroa de folhas revestida por brácteas pretas, as folhas novas surgem enroladas no centro da planta. Na sua região de origem é epífita, ou seja ela sobrevive sobre troncos de arvores por exemplo.

Condições de cultivo: cultivada a meia-sombra, em substrato que deve reter umidade e ser rico em matéria orgânica. Apresenta crescimento lento. Não resiste à baixas temperaturas e à insolação direta. Necessita de pelo menos duas horas de luz indireta por dia.

Propagação: multiplica-se por esporos e por divisão da planta, por esporos é um processo muito lento já as divisões da planta é o processo mais rápido para ter mudas.

Usos: cultivada em vasos, canteiros e jardineiras suspensas, desde que o local seja sombreado. Podem-se fazer maciços ou composições com outras epífitas em jardins de inverno e exteriores.



Curiosidade: tanto o nome científico quanto o nome comum derivam de uma antiga crença, em que a samambaia foi usada para tratar doenças do baço, devido aos seus esporângios em forma de baço localizados na parte inferior da folhagem.