domingo, 19 de janeiro de 2014

Plantas ornamentais

Palmeira Ráfia   

          Olá pessoal, hoje eu vou falar um pouquinho dessa palmeira tão linda e tão fácil de cuidar, ela é usada para decorar vários ambientes, torna o local bonito e agradável:



Nome popular: Ráfis ou Ráfia...     A palmeira-ráfia é muito utilizada na decoração de ambientes. Seu nome científico é Raphis excelsa, sendo também conhecida por outros nomes, como Ráfis, Rápis, Palmeira-rápis, Palmeira-dama ou Jupati. É uma espécie relativamente resistente, apesar de exigir alguns cuidados para manter-se saudável e bonita. Costuma resistir mais em lugares fechados. Por isso, é perfeita para pessoas que desejam ter plantas, em casa, mas não têm muito tempo para cultivá-la. Suas folhas têm um tom escuro de verde, sendo lisinhas e brilhantes. A Palmeira-ráfia fica linda em salas, escritórios, jardins de inverno e até em quartos. Quando adultas, podem atingir pouco mais de 2 metros de altura.
Interessante: Essa palmeira pode ser plantada usando sementes, mas o processo que recomendamos é  a retirada de suas mudas que surgem rapidamente quando  a palmeira é plantada direto em solo fértil, as minhas foram plantadas no jardim da frente da minha casa e ja teve 6 mudas, presenteei algumas pessoas com 2 mudas e ainda tenho 4 no meu jardim.


Veja abaixo como ficou linda nessa sala, bela companheira desse lindo vaso feito com jornal velho, caso queira aprender a fazer trabalhos manuais como esse vaso feito com jornal acesse o link abaixo:


Cuidados com a sua Ráfis

          Toda planta necessita de água e nutrientes para sobreviver. No entanto, justamente o excesso pode matar uma espécie. No caso da Palmeira-ráfia, a atenção ao regá-la deve ser dobrada. Ela é um tipo de planta que perde pouquíssima água, pelas folhas. Por isso, suporta muito tempo sem regas. Se estiver plantada numa ambiente interno, protegida do sol e da chuva, pode-se regá-la a cada 15 dias. Durante o inverno, a dica para regar Palmeira-ráfia é fazê-lo apenas uma vez, ao mês. Se, por outro lado, a planta estiver num ambiente externo, deve-se observar a incidência do 
sol, sobre ela. Se a palmeira receber luz solar durante meio período, é melhor regá-la a cada dois dias. Se está localizada sob o sol constante, o mais indicado é realizar pequenas regas, diariamente. O fato é que, estando dentro ou fora dos ambientes, a Palmeira-ráfia não suporta excesso de água. Deve-se verificar o estado de sua terra, evitando que fique encharcada. Como precaução, o ideal é regá-la quando constatar que está muito seca.



Como adubar 

Devido à relativa resistência desta planta, a terra não necessita da reposição frequente de nutrientes. Desde que tenha sido plantada em solo adequado, o intervalo para adubar Palmeira-ráfia deve ser de, no mínimo, um ano. Ao fazê-lo, é aconselhável adicionar menos substrato do que o indicado pelo fabricante.
As folhas da Palmeira-ráfia devem estar sempre brilhantes e verdes. Caso apareçam manchas marrons (como se estivessem queimadas) ou outros pontos estranhos, é melhor verificar se não há excesso de água, sol ou vento, pois esta planta não gosta destes três elementos, em grande quantidade.

Um comentário:

  1. Comprei uma planta dessa. E não tava sabendo como cuidar. Para mim foi muito útil pois está molhando duas x por semana e ela estava ficando feia folhas pretas e muchas. Vou mudar para ver se melhora.....

    ResponderExcluir